sábado, 5 de março de 2011

Madeirite Trópico na Praia da Guarita!

1º Campeonato Gaúcho de Surfe na Guarita.
Torres, RS - 1968 (Acervo Caldas Júnior)

A comissão organizadora do Madeirite Trópico, buscando realizar o resgate mais fiel possível da história do Surf no Rio Grande do Sul, confirmou nesta sexta-feira (4/3) a mudança do local da realização do evento. Repetindo o primeiro Campeonato Gaúcho de Surf em 1968, o Madeirite Trópico será realizado na charmosa praia da Guarita, em Torres. A data permanece a mesma, 26 e 27 de março, apenas trocando o palco das disputas e confraternização.

Após diversas reuniões e muito trabalho nos bastidores, a comissão julgou melhor realizar a mudança, da praia dos Molhes para a Guarita, devido ao contexto histórico do evento e também para atender o desejo externado por muitos personagens que vão participar do evento. Além disso, o apoio incondicional da Prefeitura de Torres foi fundamental neste processo de mudança que foi desencadeado após a troca de data da competição, inicialmente prevista para 26 e 27 de fevereiro. "Estamos muito felizes por realizar o Madeirite Trópico em um palco histórico como a Guarita. As primeiras competições e as primeiras ondas surfadas no Rio Grande do Sul foram lá, então nada mais justo do que render mais esta homenagem para os pioneiros do nosso esporte", comentou um membro da equipe organizadora do Madeirite Trópico.

O Madeirite Trópico será uma competição / confraternização de surf, que vai reeditar as disputas dos grandes surfistas dos anos 60, 70 e 80 na costa gaúcha. Cada participante surfará pelo pelo menos uma bateria, com pranchas de época, sem saber suas notas parciais nem a nota final até o fim do dia. Após a última disputa encerrar, todos os participantes serão chamados para o palco e neste momento será revelada a melhor nota do dia na categoria. Todos serão premiados. A proposta do Madeirite Trópico não é promover uma competição pura e simples, mas um final de semana de reencontros, alegria e confraternização, para reescrever a história do Surf no Rio Grande do Sul.

Na noite de sábado (26/3) será realizada a festa de entrega do Troféu Pioneiros, além da premiação do Circuito Gaúcho de Surf de 2010. Na ocasião o DJ, comunicador e surfista Ki Fornari, tocará a melhor seleção do surf music dos anos 70 e 80. Após, a Second Hand Sublime fará o tradicional tributo à banda Sublime, que marcou gerações. Será sorteada uma passagem para o Hawaii entre os presentes. O palco escolhido para esta super festa é a tradicional Sociedade Amigos da Praia de Torres (SAPT). Os ingressos para não ficar de fora deste marco histórico já podem ser adquiridos nas lojas Trópico. Outras informações podem ser conferidas no website oficial do Madeirite Trópico, clicando aqui.

Nenhum comentário: