segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Careca X Bodoso

Se é pra faturar com filmezinho, venda de revista e se é bom pros patrocinadores,
digam ao povo que somos irmãos desde pequenininhos! Foto: TSM

E você realmente acreditou naquela onda de rivalidade? Se deixou convencer pela rixa dos dois? Tsc, tsc, tsc....santa inocência Batman!

Zen e o Surfe

Os amigos George e Torrano, fundadores da ilha Wavetoon, me pediram que convidasse vocês para um evento que acontece nesta quarta-feira, 21 de janeiro.

Trata-se de uma palestra da Monja zen budista Isshin Havens, que vai falar aos surfistas gaúchos e simpatizantes, sobre a profunda ligação do Zen com a arte do surf e inicia-los aos primeiros passos na prática do zazen, a meditação praticada nos mosteiros e centros budistas.

O encontro será no Yázigi Menino Deus, às 19h30min do dia 21 de janeiro de 2009.

A Monja teve alguns contatos com o surf nos anos de 2006 e 2007, e nestas ocasiões percebeu que os surfistas, ou qualquer pessoa que conseguir deslizar numa onda, imediatamente atinge um estado mental chamado de “samadhi” entre os budistas. Esta alteração de consciência é semelhante a que alcançam meditadores com a prática Zen.

O objetivo do encontro é mostrar aos surfistas, que já conhecem este estado de consciência, como eles podem através da prática do zazen e do surf, entrar em “samadhi” não só durante as práticas, mas em todos os momentos das suas vidas.

A entrada é franca e as vagas são limitadas.
Inscrições pelo número (51) 3013.1908

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Fantasy Surfer

Mulher, nova no jogo e também aposta no Heitor...lê aqui.

Aposta

"At the beginning of the year I told you I thought Jihad would do better then Heitor. (Sorry Heitor - I was wrong, and you’ve spanked me twice this year.) You’ve claimed your Tiago call many times over, and Heitor. Both great calls that I now totally agree with. Are there calls that you’ve made at the beginning of the year that you now see where way off? I bet that Jordy would win a contest this year."
CJ Hobgood no blogue dele, entrevistando Lewis Samuels,
o cara que escreve o Power Rankings, do Surfline.


Quando Mineirinho surgiu para o mundo, eu cheguei a apostar nele como um futuro campeão mundial. A maneira como ele tomou de assalto o WQS sem tomar conhecimento de ninguém, me enganou fácil.
Depois, examinando com mais atenção o surfe do guri e comparando-o com os resultados que ele estava obtendo no WCT, me decepcionei. Critiquei bastante a falta de linha, surfe de borda e afirmei que o seu futuro no circuito mundial estava com os dias contados.

Nem 8 e muito menos 80. O guri é, acima de tudo profissional. Quem não tem cão aprende a usar o que tem e corrige o que é possível ser corrigido. Mineirinho jamais vai ter a linha do Joel Parkinson. Tampouco vai cravar a borda como Bede Durbidge. Mas aprendeu a competir no WCT. Está usando a prioridade como ninguém e - observem - normalmente são dele as duas melhores ondas que entram na bateria. Numa competição onde o vencedor ganha no detalhe, ter a melhor tática faz toda a diferença. Ou alguém aí acha que o Careca apenas surfa melhor do que todo mundo?
O problema é justamente quando o detalhe favorece o outro lado. Acredito que o Mineirinho está onde merece: Top 10. Sem dúvida, é um dos dez melhores competidores do mundo. Mas toda a vez que ele competir contra os Top 5 vai sofrer. E na maioria das vezes, vai perder (como tem acontecido quando cruza com o Careca). Sabem por que? Porque mesmo que ele pegue as duas melhores ondas e mantenha a prioridade, o outro cara vai cravar mais a borda e vai desenhar a onda de forma mais suave do que ele. E os juízes do WCT tem o olhar apurado. Eles tem o replay, para ser assistido quantas vezes forem necessárias, antes de soltar a nota. E neste caso, apenas neste, o detalhe vai jogar contra o Mineiro.

Tudo bem, mas o que tem a ver a frase do CJ lá em cima com o Mineiro? Nada. Tem a ver com o Heitor. Na minha humilde opinião, trata-se do único brasileiro hoje, com linha e consistência pra enfrentar aqueles 5 que não vão perder pro Mineirinho.
E não estou sozinho com esta opinião. Tenho lido em diversos lugares - fora do Brasil - que o Heitor tem surfe pra chegar lá. Quem não se deixa impressionar por fogos de artifício ou aéreos 360, sabe que este cearense tem o algo mais. Não que ele não tenha o seu arsenal de confetes e serpentinas, mas isto ele guarda para a hora em que é necessário um último recurso - como naquela bateria (quase) perdida em Imbituba. Mas daí são outros quinhentos: era uma fechadeira de 2 metros. Um floater? Um reentry? Nada! Vai de voadeira mesmo!

Claro que ainda é cedo pra apostar e exigir qualquer coisa do cara. Mas teria sido a maior injustiça se ele não se reclassificasse. Tive o prazer de encontra-lo dentro dágua em Tramandaí, na semana antes do Natal (ele veio passar o final de ano com a família da noiva) e não resisti: remei até ele e lasquei: "fora o Careca tu és o único titular no meu Fantasy Surfer. E digo mais, com a tua linha de surfe, só não serás campeão mundial se não quiseres...". Ele ficou me olhando com cara de quem não entendeu nada e respondeu: "Eu preciso ganhar experiência..."

Tudo bem Heitor, tome o tempo que precisares, mas entende uma coisa: linha de surfe não se aprende. Ou se nasce com ela ou não. E isto tu já tens. Agora trabalha naquilo que te falta.

Minha aposta.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Bolido

Fórmula 1 do surf: a "Deep Six" do Careca e do Al Merrik. Foto: Surfline

Qual um carro de fórmula 1, a prancha do sujeito que vence tudo, tem que ter algo especial. Alguma curva diferente, um concave novo aqui, uma quebra na linha ali e até um outline meio esquisito. Alguma coisa diferente da prancha que está à disposição na loja ela deve ter.

Desde que eu vi o Careca surfando de 5'11" o Pipe Masters em ondas pesadas, estou com minhocas na cabeça. Digo isto porque antes dele começar a moda das pranchas estreitas e com espessura de pizza (lembram?) eu já incomodava o meu shaper com a idéia de que além do peso e altura do surfista, o tamanho do pé também tinha que ser levado em consideração. Eu defendia a idéia de que um sujeito com o pé 36,5 (meu caso) precisava fazer mais força para botar a prancha de borda do que o cara que calça 42. É lógico que jamais fui levado a sério e minhas pranchas seguiam com mais de 18,5' de largura. Minha salvação foi o surgimento daqueles modelos ridículos que só o Careca conseguia surfar. A partir dali minhas pranchas passaram a sair mais estreitas.

Agora, outra vez, o cara está virando o mundo do design de pranchas de cabeça pra baixo. Li no blogue do Stephan que a prancha que ele pretendia usar (no Pipe Masters) éra uma 5'3" e só não usou porque ela quebrou ao meio pouco antes do evento. Mesmo assim, naquelas condições, usar uma 5'11" é ridículo!

Fiquei impressionado. E curioso. Hoje, aproveitando alguns minutos de internet que a minha provedora de internet resolveu me "dar" (o sistema está completamente congestionado e não se consegue conexão aqui na praia), resolvi passear pelos blogues da vida e encontrei uma matéria sobre o design da nova fórmula 1 do surf. Clica aqui e vai no Sal pra seguir as pistas.