sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Faltam 9!

Juro que não fico contando e verificando e analisando e muito menos investindo tempo em aumentar o número de leitores deste blogue. Mas eu não tenho como evitar prestar atenção cada vez que o Tracks está para completar um novo milhar...

VAMO LÁ SEUS CABEÇUDO! FALTAM SÓ 9 PROS ONZE MIL!!!

Pensando bem, o Blogger podia me dar um real pra cada visitante que viesse até aqui.

Eu investiria mais tempo neste treco, sem dúvida.

domingo, 19 de novembro de 2006

Convocação!

O Rio Grande do Sul possui uma pitoresca forma de matar gente: redes de pesca são instaladas de maneira a caçar seres humanos, ao contrário daquele que deveria ser o seu objetivo principal. É claro que seus donos argumentam que não tem culpa, que precisam pescar para sua subsistência e tal.

Este assunto é recorrente aqui neste espaço. Se você costuma me ler, sabe disso.

Ocorre que tenho um amigo, que tem se dedicado à causa de maneira incansável. O Virgílio Matos, que já foi presidente da FGS e hoje ocupa o cargo de diretor do conselho da entidade, tem sido um guerreiro na busca por uma solução. Tem se dedicado de corpo e alma.

Obviamente, ofereci este espaço para que ele se comunicasse com você.

Primeiro ele me mandou o seguinte recado:
"Poderias informar no teu blog, as praias LIVRES de redes: Torres, Tramandaí/zona Urbana, Imbé/zona Urbana, Capão da Canoa/ lado Norte do Pier/4km.
O resto, é "armadilha humana" !!!

Armadilha humana. Vejam só. Já usei esta expressão mais de uma vez. Mas usei apenas para causar impacto, uma figura de linguagem. Não poderia imaginar que as redes acabariam sendo classificadas desta maneira de modo técnico. Armadilha humana é coisa da era medieval. E (infelizmente) no litoral gaúcho do século XXI.

Recebi outro e-mail do Virgílio, convocando a mim e a você:

"Prezados Amigos,

Conseguimos que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, CECLIMAR e IG - Instituto de Geociências/CECO (Centro de Estudos Costeiros e Oceânicos), orgãos e institutos de pesquisa, se engajassem na nossa "Causa" contra o "descaso" em nossas Praias !!!

Convido todos a participarem, destes 2 Eventos, que serão de "vital" importância para nossa segurança:

Dia 24/nov., "SEGURANÇA DE PRAIA", no Ceclimar/Imbé/RS;

Dia 25/nov., "Fórum, Surf & Pesca", na Prefeitura de Tramandaí/RS (clique aqui para ler o programa);

Só a nossa mobilização, irá pôr um fim a esta tragédia, que já vitimou 45 jovens nos últimos 23 anos."

Obs.: Nunca tivemos reunidos tantos "medalhões" do Governo para discutir "SURF SEGURO": Pres. da FEPAM, Comandante Geral da BM, MP Federal, Estadual, Secretário Nacional da Pesca, IBAMA, Patran, Prefeitos, etc.

Se não levarmos no mínimo 30 surfistas, vai ser uma piada! Seguiremos sendos taxados de "os guris do surf", e as mortes seguirão!!!"

E aí? Acho que temos a obrigação de lotar o local, né?

Quem não tem Cão

Em pensar que nem esta marolinha o Guaíba me dá...Foto: Olasyvientos

Dica do André Pitthan, direto de Floripa. Clica aqui para assistir o filme. E aqui para ler a matéria, do site Olasyvientos.

sábado, 11 de novembro de 2006

Ingreis dos bão!

Tenho certeza que não foi o Breninho que redigiu isto. Foto: ASP

Existe uma lenda entre a turma das antigas de Tramandaí. O Breninho, que estava hospedado na casa do Walter, queria sair para fazer um lanche mas não podia levar a chave com ele porque o Walter estava para chegar. Até que teve uma idéia sensacional: deixaria um bilhete em inglês para evitar que um meliante entendesse a mensagem. Escreveu o seguinte:

"Negars, the cheiver is on the mouco. Go to piquer pauer."

Para você, "que não entende inglês", eu traduzo: "Negão, a chave está no mocó. Fui ao Pica-Pau."

quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Corre macacada!

Imbituba: capital mundial do surfe! Foto: ASP

Numa semana que começou com a sensacional vitória do Renan Rocha no WQS brasileiro, estamos mais uma vez assistindo a etapa brasileira do Circuito Mundial maltratando todo mundo - atletas, público e organização.

Abre parênteses: (eu já dizia que a experiência de top + o surfe de linha do Renan era muito mais eficiente do que um surfe "pula-pula" qualquer. Não que os adversários do Renan fossem simples "pula-pulas". Jamais afirmaria isto sobre Troy Brooks [valeu Renato!]. É que os caras são mais leves e tem um surfe mais moderno do que o do Renan. Mas na bateria, na ponta do lápis, é a cavada na base e a porrada no lipe que acabam contando. E o velho Renan fez isto direitinho. Deu-lhe porretadas nas direitas do meio de Itamambuca enquanto seu adversários desfilavam uma variedade de aerials, snaps, rabetadas e outros truques. Deu no que deu. Gostei) Fecha parênteses.

Mas o que é que há com Santa Catarina que de uns anos pra cá resolveu fazer beicinho e simplesmente se nega a mostrar suas ondas quando o circuito chega aqui?

O pior de tudo é que as previsões estão mostrando um belo swell que deve chegar na terça-feira, dia 7 - e o último dia da janela é justamente o dia 8. Se houvesse 100% de certeza nesta previsão, dava pra terminar a segunda fase até lá e deixar pra rolar todo o resto nos dois últimos dias. Mas e se for um alarme falso...? Não é mole a vida de diretor de evento.

Mas o título deste post se deve ao seguinte (release da ASP):

"Surfers rated 27th and higher after their best eight of 11 results are tabulated earn berths on 2007’s elite tour. The remaining spots go to the top 15 rated surfers on the World Qualifying Series (WQS) and three wildcards as deemed by the surfer’s themselves.

Because the Nova Schin Festival is the second to last event on the 2006 Foster’s ASP World Tour and several of the surfers sitting low on the ratings have no WQS results to fall back on, strong results in Brazil and in Hawaii are imperative if they want to surf amongst the elite next year"

Sacô? Dá uma olhada no ranking pra entender que tem uma boa turma "a perigo", entre eles quase todos os brasileiros.

Não quero nem ver no que vai dar. Os caras vão se matar neste resto de WCT Brasil e em Pipeline. O problema de deixar para a última hora - leia-se Havaí - é que eu ouvi o Mike Parsons comentando que o Pipe Masters deste ano vai abrir mais vagas do que o convencional, de forma a permitir que um maior número de surfistas locais participe do evento principal.

Já viu né? Lembra o que o "protegido" Makua Rothman fez com o Paulo Moura no ano passado? Pois é. Multiplique por vários o número deles e por vários o número de desesperados por pontos no ranking...

Vai dar merda.