sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

La Moza

Mesmo nos dias pequenos, "A Moça" é garantia de diversão.

Outro dia escrevi um post aqui com o título "Imagens", mostrando entre outras fotos, uma de Rincon, na Califórnia (EUA). Comentei que as pessoas não imaginavam que aqui, pertinho de nós existe La Moza, no Uruguai, uma onda que no mínimo lembra Rincon.

O pico é o maior astral e bem mais constante do que você pode imaginar. Quebra com ondulação e vento sul. Ainda por cima ele está localizado dentro de um parque nacional, com uma baita estrutura de camping, no meio de um bosque e o melhor: com outras dezenas de picos que quebram com as mais variadas condições de vento e ondulação. Isto tudo a 30km da fronteira com o Brasil, aqui do lado, como disse.

A foto acima foi tirada do estacionamento, que fica logo acima do pico. O local onde a onda da foto está quebrando é, na verdade, nos dias bons, a metade do caminho. É o lugar onde depois de algumas manobras, você coloca para o tubo. Depois desta sessão tubular, ainda tem mais umas duas, até a onda terminar lá do outro lado da pequena baía.

Que saudades de La Moza...

quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

Vão morrer mais surfistas!

Audiência Pública com surfistas (onde, onde?) e pescadores
no MP de Tramandaí na sexta-feira, 13 (que ironia, não?)


Desculpem-me pelo título sarcástico, mas não é de agora que tenho falado o que me parece mais certo, independente do quão agressivas possam soar minhas palavras, em se tratando do assunto em questão.

O fato é que pelo rumo que a conversa entre surfistas, pescadores e Ministério Público está tomando, não há como me enganar: novas mortes virão. A Comissão Surfe Seguro - da qual faço parte - abandonou seu trabalho há dois anos por perceber que seu objetivo principal, o de conseguir a proibição da pesca com redes no nosso litoral não tinha o apoio nem dos próprios surfistas.

Percebemos que éramos cinco "loucos" acreditando numa idéia que, segundo a grande maioria dos surfistas é inviável, por uma série de razões - algumas com um certo sentido e outras nem tanto.

À época, afirmamos para quem quisesse ouvir, a mesma coisa que está no título deste texto. E não nos orgulhamos por termos acertado. Aliás, estamos assistindo, perplexos, tudo repetir-se: surfistas, pescadores e Ministério Público estão acreditando que haverá fiscalização, que bóias de sinalização serão usadas (e funcionarão) e que todos obedecerão a sinalização (que agora será feita) - inclusive a natureza! Veja detalhes desta conversa aqui, no site do Ministério Público.

O pior de tudo é que mesmo que houvesse esta colaboração geral - inclusive do mar, não criando mais correntes laterais, nem mesmo nos dias de nordestão ou vento sul (oba!) - ainda assim, por questões óbvias, não haveria a garantia de segurança, por um motivo muito simples: redes soltam-se, ondas empurram e surfistas inexperientes surgem todos os meses.

E vejam bem, quando defendemos a proibição da pesca com redes, não estamos indo contra a pesca e muito menos, o pescador. Estamos protestando apenas contra este tipo específico de pesca. Caniço, tarrafa, barcos pesqueiros e até a pesca em plataformas nunca mataram ninguém. Mesmo o perigo de chumbadas ao lado das plataformas, não oferecem risco de vida. Puxa vida, isto é tão claro...não consigo entender por que ninguém vê.

Imagino que a tarefa da Federação Gaúcha de Surfe seja ingrata. Orlando, o presidente, recém assumiu e já teve de abraçar esta bronca. Mas é melhor assim, Orlando. Melhor do que acreditar que está tudo bem e ser pego de surpresa. Mas suplico à FGS que repense suas posições. Pese na balança até que ponto vale à pena ser político não brigando com deus e o mundo e ver mais dos nossos morrerem como se fossem peixes.

Minha filha está com dois anos e meio. Sinceramente? Juro que estou esperando o desfecho desta estória toda para decidir se vou incentiva-la a ser surfista. Do jeito que a coisa está, vou preferir ter uma patricinha, viva, perto de mim do que uma parceira de surfe apenas na lembrança.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2006

Misturou o Uno com a Ferrari

Não é segredo para ninguém que sou fã da Apple, fabricante dos eficientes e belos Macintosh. Recentemente a Apple trocou o fornecedor de seus chips, o coração de um computador. Largou a Motorola e passou a utilizar chips Intel, os mesmos usados na plataforma (R)uindows. No início desta semana, tio Steve (Jobs), o pai da era moderna da Apple, responsável pela criação dos iMac e, mais recentemente, do iPod, lançou a primeira linha de Macintoshes com "Intel Inside".

Mas o curioso desta história toda, é como é que foi acontecer uma coisa destas. Como é que o Macintosh acabou cedendo e permitindo a "mistura" de genes entre ele e o PC...

Assista o vídeo abaixo e entenda melhor:

sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

Clark Foam - Parte VII

Foto: Surfer
Como eu dizia, o mercado se adaptaria. E melhor: abriu espaço para os criativos assumirem posição de destaque. E em matéria de criatividade, ou jeitinho caso prefiram, os brasileiros estão um passo à frente.

Leiam aqui a matéria da Surfer sobre os brasileiros da Keahana (não era Kahana?) que estão revolucionando o mercado americano.

terça-feira, 3 de janeiro de 2006

Balanço

O careca numa visita a Bali, em 2005, entre campeonatos.
Na mesma época começou a pegar a Gisele Bünchen - Foto: Sickshots


Desde março, quando comecei a escrever aqui, muita água rolou. Muita coisa ruim e muita coisa boa.

Comigo tudo bem. Profissionalmente as coisas estão OK, tudo bem com a família também e se eu pudesse contar para vocês sobre o projeto no qual estou envolvido, vocês não acreditariam. É algo com o que todos nós já nos pegamos sonhando um dia. E não é uma coisa minha. É um projeto que vai mudar a vida de muita gente. Mas combinemos assim: no momento em que as coisas andarem, assinaturas forem feitas e pagamentos depositados, eu conto para vocês. Por enquanto confiem em mim e torçam para que o sonho se torne realidade.

Também preciso chamar a atenção para as duas mortes de surfistas em redes de pesca. Esta praga ainda existe no Rio Grande do Sul. O pior é que a mais recente delas aconteceu em pleno veraneio. Operação Golfinho, imprensa, veranistas e todo o pacote a postos. Ainda assim um filadaputa de um pescador, ou melhor, desocupado, deixou seu cabo lá, prontinho para matar, como se fosse uma verdadeira arapuca. E não é que pescou mesmo? Mas o que é deles está guardado. Um dia isto acaba.

Mas como o assunto principal aqui é o surfe, vamos ao acontecimento do ano: o careca é hepta! Azar que no final o bodoso ainda conseguiu uns minutos de glória (apesar do careca ter outras "preocupações" na areia). Soda-se (é soda-se mesmo, senão daqui há pouco sensuram este blog!). Torci pelo calvo e ele levou com vantagem o caneco. Aliás ficou a impressão que assim que resolveu ganhar, ganhou e pronto. A gente lê aqui e ali, dito por ele mesmo que aquela derrota no finalzinho, aos 45 do segundo, para o bodoso, no Pipe Masters, não estava nos planos, mas eu tenho minhas dúvidas. Acho que o que rolou é que ele não tinha dado a devida atenção ao bodoso. Ainda teve aquela onda que, caso não lhe tirassem, com certeza teria lhe dado o título, mas aí já é muita especulação. Perdeu e pronto. O que interessa é que ficou tão puto que levou um tempo para se acalmar e botar as idéias no lugar outra vez. Não estava acostumado com a idéia de ter que competir outra vez. Até ali, ganhava ao natural.

Pronto. Foi só resolver que queria de novo e ganhou. Tem a estória de que na bateria contra o bodosinho (irmão mais novo do bodoso) tudo mudou. De que redescobriu que se conseguisse se divertir voltaria a vencer. Balela. O cara é melhor do que todo mundo e fim. Ou alguém achou que aquela cara dele em Imbituba, durante a bateria do bodoso contra o Hedge era de diversão? Até descobri que o cara tem algo em comum comigo: roedor de unhas da porra!!! Depois que vi algumas fotos nas revistas nacionais (será que as gringas sensuram as fotos das unhas roidas dele?) mostrando os dedos do careca com "tocos de unha" passei a admirar ainda mais o cara! Além de termos algo (horrível) em comum, ainda ficou provado que, sim, ele tem suas fraquezas. No final de contas o homem é humano! Apenas surfa mais do que os outros. Só isso.

Aliás, a propósito disto, divido com vocês um texto que peguei emprestado do site Sickshots, levantando justamente esta questão: O careca realmente é o melhor de todos os tempos?
Havia guardado este texto desde que ele ganhou em Jeffreys. Naquele momento achei prematuro discutir isto. Sabe como é, não queria dar azar e tal.

Pois agora divido com vocês (em inglês):

Is Kelly Slater the Greatest Surfer Ever?
by Dave Collyer

I recently read an article claiming Kelly Slater as the greatest surfer ever and I have been pondering the question ever since. Greatest competitor? No doubt in my mind. Greatest EVER? I am not so sure.
I mean let's look at the past talent. You got the Duke who's contributions to the sport alone (bringing the sport to the shores of Australia and further popularizing the sport in California) make him a strong candidate. Not to mention the guy surfed one of the longest waves on record (in Waikiki) and was considered the first true Hawaiian waterman and gentleman of the sport.
Then you've got Greg Noll who pushed big wave surfing like no one before him. The man conquered our Mt. Everest (Waimea) when everyone said it could not be done and has claim to the largest wave ever ridden (paddle in) that legendary day at Makaha.

I know Californians will bring up the likes of Mikey Dora and Tom Curren. Both worthy of consideration, due to their style contributions. And I would have to agree that style is huge when thinking about the 'greatest of all time'. And, believe it or not, Tom Curren actually has more tour wins than Kelly.

Australians will make their case for Michael Peterson freak-of-nature-and alleged most gifted man to ever ride a surfboard, but the dude flamed out in what today would be considered his prime and we never got to see what could have been. Australian Mark Richards could be a topic on the table with 4 world championships of his own and some stunning performances in Hawaii (on twin fins!).

There are also a few Hawaiians to consider. Gerry Lopez was a dominate force in the most challenging waves in the world in Hawaii for two decades. And of course he owned the most dangerous break in the world - Pipeline. Can you imagine how much tube time that guy has? Must be hours!
And last but not least what about Laird? The man is as much an influence on big wave surfing today as Greg Noll was more than 40 years before. Do you remember the first time you saw those photos of him twing in at Jaws? Ofcourse you do- you were stunned. The same goes for that wave at Teahupoo. I remeber where I was when I got that email with the photo and nearly pooped my pants. Laird has defined the word 'waterman' and used his talents to experiment and help shape where our sport will go in the future. Let's not forget he even went mainstream with an American Express advertisement. One of our heros in an Ad in New york. That's cool.

Wow that is quite a cast of legends, and I am sure I forgot a few surfers, but I just realized something...Kelly is a gentleman of the sport like the Duke, and charges big waves like Da Bull. Kelly has his own style like the Californians and is a freakish natural talent like Michael Peterson. He owns nearly twice the world titles that Mark Richards has (will he get 8? 10?) and Kelly has as much tube time as anyone and shows Lopez like grace at Pipe. Kelly is not only a household name, but a positive one at that (I would even go so far as to call him a role model). He is as commercially viable as any atheIete we have ever had and represented us well.

Now that I think about it, maybe Kelly Slater is the greatest surfer of all time? I just needed to ponder it.

Veja o vídeo comemorativo aos 7 títulos do careca clicando aqui.
Precisa do Flash 8 instalado - clica aqui.